Bem Vindos à Sapologia

A Sapologia é um blog feito aos amantes da herpetologia, focado especialmente nos anfíbios, porém sem esquecer dos lagatos, das cobras, e tudo aquilo ao que os herpetólogos amam.

Sei que é difícil explicar o carinho e o respeito por estes animais: são poucos os que compreendem a curiosidade intrínseca, ou científica (ou ambos), daqueles que são verdadeiros aficcionados por estes tetrápodes de sangue frio.

Gostaria de salientar que todas as informações que apresento na Sapologia são produto, especialmente, de estudo através de livros técnicos-científicos (os quais estão listados no gadget "Livros Científicos para Consultas Herpetológicas"). Também lanço mão de artigos científicos publicados, artigos de revistas e jornais de acesso ao grande público não-acadêmico, e sites como, por exemplo, Amphibian Especies of the World (http://www.research.amnh.org/herpetology), International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (http://www.iucnredlist.org/amphibians) e Conservation International (http://www.conservation.org/Pages/default.aspx), sendo que quando utilizados como fonte, o fato é notificado ao final do post.

Sejam todos bem vindos !
___________________________________________________B.W.

Crocodylus niloticus

A Herpetoteca - Os Parentes e os Amigos

Na seção "Herpetoteca" vou apresentar, em posts, algumas das espécies descobertas pela herpetologia, e algumas curiosidades, eventualmente, sobre as espécies aqui apresentadas. Para facilitar as consultas, usarei como etiquetas nos posts, a família, o gênero e o nome da espécie, desta forma todos poderemos nos guiar pelo gadget "Assuntos do Brejo", logo abaixo do "CineHerpeto".

10 de maio de 2009

Madagáscar, 160 milhões de anos depois

Boophis aff. elenae - uma das novas espécies encontradas na endêmica Madagáscar

A ilha de Madagáscar, a quarta maior ilha do mundo, se separou da África a aproximadamente 160mi de anos, resultando numa fauna única no planeta. Mais de 80% da fauna de mamíferos em Madagáscar só pode ser encontrada ali, e somente uma das 217 espécies de amphíbios, anteriormente conhecidos da ilha, pode ser encontrada em outro lugar senão em Madagáscar. Estes fatos somados ao longo histórico de devastação os quais marcam as florestas tropicais da ilha, a colocam como um dos maiores hotspots mundiais (juntamente com o Cerrado, a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica).

Em maio, foi publicado no jornal "Proceedings of the National Academy of Sciences", pela CSIC espanhola, que entre 129 e 221 novas espécies de sapos foram descobertas na ilha de Madagáscar, sendo que quase um quarto das espécies descobertas ainda não foram encontradas em áreas não-preservadas, o que mostra a vívida necessidade da criação de mais áreas para a conservação da vida silvestre nesta ilha; servindo também para conjecturações sobre o verdadeiro estado da conservação deste tipo no mundo, já que a qualidade da consevação da ilha era considerada pelo menos razoável.

______________________________________B.W.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Oxyrhopus petola