Bem Vindos à Sapologia

A Sapologia é um blog feito aos amantes da herpetologia, focado especialmente nos anfíbios, porém sem esquecer dos lagatos, das cobras, e tudo aquilo ao que os herpetólogos amam.

Sei que é difícil explicar o carinho e o respeito por estes animais: são poucos os que compreendem a curiosidade intrínseca, ou científica (ou ambos), daqueles que são verdadeiros aficcionados por estes tetrápodes de sangue frio.

Gostaria de salientar que todas as informações que apresento na Sapologia são produto, especialmente, de estudo através de livros técnicos-científicos (os quais estão listados no gadget "Livros Científicos para Consultas Herpetológicas"). Também lanço mão de artigos científicos publicados, artigos de revistas e jornais de acesso ao grande público não-acadêmico, e sites como, por exemplo, Amphibian Especies of the World (http://www.research.amnh.org/herpetology), International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (http://www.iucnredlist.org/amphibians) e Conservation International (http://www.conservation.org/Pages/default.aspx), sendo que quando utilizados como fonte, o fato é notificado ao final do post.

Sejam todos bem vindos !
___________________________________________________B.W.

Crocodylus niloticus

A Herpetoteca - Os Parentes e os Amigos

Na seção "Herpetoteca" vou apresentar, em posts, algumas das espécies descobertas pela herpetologia, e algumas curiosidades, eventualmente, sobre as espécies aqui apresentadas. Para facilitar as consultas, usarei como etiquetas nos posts, a família, o gênero e o nome da espécie, desta forma todos poderemos nos guiar pelo gadget "Assuntos do Brejo", logo abaixo do "CineHerpeto".

17 de maio de 2009

Citridiomicose, o Pesadelo Anfíbio - Parte I

Atelopus zeteki - O sapo-dourado panamenho. Foi extinto na natureza pela doença 'citridiomicose'. Felizmente, esta espécie está mantida em tarrários, com a finalidade de reintroduzir a espécie (dos males, o menor).

A doença possui vários nomes (citrídio anfíbio, fungo citrídio, ou citridiomicose), mas é causada por um mesmo fungo, o Batrachochytrium dendrobatidis, um fungo zoospórico citrídio não-hifal.

É uma das principais causas do declínio populacional que abate as populações de anfíbios por todo o mundo, e já causou a extinção de espécies inteiras pela América do Norte, Central, do Sul, Ausrália oriental e Caribe. Pode estar afetando pelo menos 30% de todas as 6.300 espécies de anfíbios, causando desde morte esporádica até 100% de mortaidade dependendo da população hospedeira.
Atualmente não se conhece um controle efetivo para a doença no ambiente natural.

A doença pode causar excesso de descamamento da epiderme, acúmulo de fragmentos mortos da derme, pequenas e eventuais úlceras e hemorragias, e enrrugamento anormal da derme. Também causa alterações no comportamento , como letargia, perda parcial ou total de reflexo, e freqüênte assumo de posturas anomais, como manter as pernas trazeiras afastadas do corpo quando em postura de descanso.

Sapo Neozelandês morto pelo ataque do fungo

Felizmente, estudos mostram que algumas populações resistem à infecção pelo patógeno, algumas sobrevivendo quando expostas à doença, e outras podem portar formas não-patogênicas do fungo.


- CONTINUA -

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Oxyrhopus petola