Bem Vindos à Sapologia

A Sapologia é um blog feito aos amantes da herpetologia, focado especialmente nos anfíbios, porém sem esquecer dos lagatos, das cobras, e tudo aquilo ao que os herpetólogos amam.

Sei que é difícil explicar o carinho e o respeito por estes animais: são poucos os que compreendem a curiosidade intrínseca, ou científica (ou ambos), daqueles que são verdadeiros aficcionados por estes tetrápodes de sangue frio.

Gostaria de salientar que todas as informações que apresento na Sapologia são produto, especialmente, de estudo através de livros técnicos-científicos (os quais estão listados no gadget "Livros Científicos para Consultas Herpetológicas"). Também lanço mão de artigos científicos publicados, artigos de revistas e jornais de acesso ao grande público não-acadêmico, e sites como, por exemplo, Amphibian Especies of the World (http://www.research.amnh.org/herpetology), International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (http://www.iucnredlist.org/amphibians) e Conservation International (http://www.conservation.org/Pages/default.aspx), sendo que quando utilizados como fonte, o fato é notificado ao final do post.

Sejam todos bem vindos !
___________________________________________________B.W.

Crocodylus niloticus

A Herpetoteca - Os Parentes e os Amigos

Na seção "Herpetoteca" vou apresentar, em posts, algumas das espécies descobertas pela herpetologia, e algumas curiosidades, eventualmente, sobre as espécies aqui apresentadas. Para facilitar as consultas, usarei como etiquetas nos posts, a família, o gênero e o nome da espécie, desta forma todos poderemos nos guiar pelo gadget "Assuntos do Brejo", logo abaixo do "CineHerpeto".

8 de dezembro de 2009

Na Boca da Cobra

Kynyongia magomberae, espécie de camaleão recém descoberta na Tanzânia

Andrew Marshall, do Departamento de Meio Ambiente da Universidade de York, realizava uma de suas coletas para estudos da diversidade das florestas de Magombera, na Tanzânia, quando deparou-se atônito com uma serpente abocanhando algo.

Ao notar a aproximação do pesquisador, a serpente assustou-se e largou de imediato o ítem - quase - alimentar. O ítem, para espanto do pesquisador, estava vivo e ainda intacto. Numa inspeção melhor, tal ítem mostrou-se uma espécies de camaleão a qual ainda não havia sido descrita.

Juntamente com outros dois exemplares da espécie coletados nestas florestas, estes entraram na catalogação de espécies como Kynyongia magomberae, em homenagem à floresta de onde foram coletados e a qual se mostra grandemente degradada.

A capacidade de camuflagem dos camaleões faz com que passem desapercebidos aos olhos humanos, e por isso várias espécies devem estar para serem descritas ainda. A biologia e história natural destes os torna altamente endêmicos (grande número de espéceis em poucos lugares do mundo), já que este grupo é caracterizado, também, por movimentos lentos (i.e. camuflagem) e pequena dispersão (i.e. movimentos lentos, pequeno porte).

Andrew espera que descobertas como esta colaborem para a preservação das florestas de Magombera.


_______________________B.W.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Oxyrhopus petola