
A ONG Conservation international (CI) liderou uma expedição científica para as montanhas de Papua-Nova Guiné, ilha do Pacífico, pertencente Oceania. Nesta expedição, talvez 56 novas espécies (ainda não descritas) foram encontradas, dentre animais e plantas. Em destaque estão o sapinho do gênero Oreophryne (Microhylidae), as duas pererecas dos gêneros Nyctimystes e Litoria (Hylidae), e uma espécie de lagartixa do gênero Cyrtodactylus (Gekkonidae).
Esta expedição faz parte do Programa de Avaliaçao Rápida (Rapid Avaliation Program - RAP), o qual é desenvolvido em parte por cientistas locais, da CI, das universidades de British Columbia (UBC), do Canadá, e Montclair State, dos Estados Unidos. Esta primeira expedição durou um mês (julho-agosto) no ano de 2008.
Como a maior parte da biodiversidade de Papua-Nova Guiné continua obscurecida do conhecimento científico, a CI pretende embandeirar mais três expedições como esta, a parir de abril deste ano.
De cima para baixo: Litoria, Oreophryne, Nyctimystes e Cyrtodactylus.
_______________________B.W.
Olá Bruno!
ResponderExcluirBacana esta espedição. Será que aconteceu pra todos os grupos de vertebrados? Seria bem interessante, não?
Abrass
Sim, na verdade foram vários taxa diferentes estudados. Só citei os anfíbios e os lagartos pois são de maior interesse aqui. Encontraram várias plantas e invertebrados também (i.e. aracnídeos). Não li nada sobre outros tipos de vertebrados, mas pode ser que sim. Vou procurar saber.
ResponderExcluirBom comentário.
Abrços